PRISMA
OS HOMENS E A DERMATOLOGIA
Uma observação interessante acontece nos principais consultórios de dermatologia: A presença masculina em ascensão.

Percebo aqueles que ainda vêm “trazidos” pela esposa, namorada ou mãe, mas é evidente o aumento da procura espontânea pelos tratamentos dermatológicos e pela prevenção ao câncer de pele.

Sim, os homens estão preocupados com sua saúde e também com sua aparência.

Eles estão marcando presença nesse terreno que antes era quase exclusivamente feminino. Dispensam especial atenção aos nevos (pintas) e á lesões pré-cancerosas. Freqüentemente aparecem para avaliação e costumam ser disciplinados com relação aos intervalos determinados para os retornos.

Procedimentos estéticos como Toxina Botulínica, Pellings e correção de cicatrizes a Laser são os mais comumente realizados, com excelente grau de satisfação.

A busca por cremes rejuvenescedores e protetores com toque mais seco é uma constante.

Como a pele masculina é mais oleosa e espessa, os cremes contendo ácidos (como os retinóicos) oferecem resultados muito bons para o clareamento, rejuvenescimento e melhora da textura e oleosidade da pele. E ao contrário do que se pensa, a utilização desses produtos não restringe o convívio social.

Ácidos, Peelings químicos ou a Laser exigem atenção especial á fotoproteção, porém não estão restritos ao inverno. O dermatologista consegue adaptar tratamentos á todas as estações, atividades esportivas, estilo de vida e condição financeira de cada um.

Tratamentos eficazes não são sinônimos de tratamentos complexos. De maneira inteligente, os cremes podem ser inseridos na rotina do paciente e se tornarem um momento de prazer. Não somente mais uma obrigação.

Grande abraço,

Dra Marcia Mayko